top of page

SURF PRÉ-HISTÓRICO

A cultura do surf foi criada por povos pré-históricos os quais tinham como tradição transmitir o conhecimento oralmente, registrando dessa forma na memória coletiva as informações. Habitaram ambientes marinhos e o mar era a principal fonte de alimentos, assim desenvolveram uma estreita relação com o oceano.


*He’e Nalu: o surf como tributo ao oceano. .

Registros pictóricos gravados em paredões foram encontrados em alguns lugares do planeta. Algumas populações do Oceano Pacífico como das ilhas do Taiti e Polinésia praticavam o surf a cerca de 4000AP (Antes do Presente), no Hawaii a 1000 AP, e do litoral do Peru praticavam o surf antes das invasões europeias, entre 3000 AP.

De acordo com Vaucher (2020) algumas pesquisas realizadas na Polinésia Francesa e Hawaii localizaram dois painéis com petróglifos, os quais possuem representações de pessoas praticando o surf. Evidências da realização dessa atividade a 1600 – 1200 AP.

Os painéis fizeram parte de uma cultura que tinha acesso ao significado das figuras, hoje são evidencias arqueológicas que indicam uma cronologia, estilo e possíveis tradições.








8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page